KD MEU PEDIDO?
Introdução
Este projeto foi desenvolvido durante o programa de certificação em UX Design oferecido pelo Google, onde recebi a proposta de projetar um novo app que ajudaria pessoas a acompanhar as entregas de suas encomendas. Este projeto foi realizado entre os meses de Setembro e Novembro de 2022.
Visão Geral do Projeto
O Problema
Ao realizar compras on-line, o usuário recebe um código de rastreio, porém é trabalhoso para o usuário ficar acessando o site de rastreio da transportadora.
Os Desafios
Criar alertas automáticos a cada mudança de status no rastreio das encomendas;
Gerir a expectativa e a ansiedade do usuário;
Centralizar informações em um único App.
Minhas Funções
Designer de UX
Product Designer
Product Owner
Pesquisador de UX.
Minhas Responsabilidades
Especificação dos requisitos;
Ideação do produto;
Desenvolvimento dos wireframes;
Criação dos protótipos (Lo e Hi-Fi);
Realizar pesquisa com o público alvo.
Etapas do Design
Pra iniciar o desenvolvimento de uma solução para o problema proposto, utilizei os conceitos do Design thinking, separando o projeto em 3 grandes etapas, sendo:
Usando esta metodologia pude dedicar a atenção necessária em cada aspécto da compreenção do problema e criação de soluções, pois ao executar estes passos de maneira cíclica, pude realizar as iterações necessárias, sempre conciderando a experiencia do usuário.
1ª Etapa - Compreensão
- Pesquisa com Usuários -
Nesta primeira etapa precisei realizar processos que me permitissem conhecer melhor a pessoa usuária para quem eu estava criando o design; Então iniciei os trabalhos elaborando uma pesquisa em formato remoto e não supervisionado com usuários que comumente realizam compras on-line, tendo idade entre 18 e 35 anos a fim de entender quais seriam as suas principais dores e necessidades. Ao final da pesquisa, analisei os dados obtidos e identifiquei os quatro principais pontos apresentados pelos usuários, sendo:
- Criação de Personas -
Baseando-me nos dados obtidos através das pesquisas com usuários, elaborei algumas personas, dentre elas: Sônia, que é uma profissional muito atarefada, que passa pouco tempo conectada e mora em uma região de difícil localização. Por tanto, é comum que perca as notificações de mudança no status dos seus pedidos e que os entregadores tenham dificuldades para encontrar seu endereço.
- Mapas da Jornada do Usuário -
Em seguida, preparei um mapa da jornada para cada um dos usuários a fim de entender o que eles pensavam, sentiam e como agiam em cada etapa da jornada de compra.
Após as análises, percebi alguns aspéctos interessantes, entre eles, a repetição do sentimento de ansiedade durante as etapas de efetivação da compra até o momento da entrega e alguns comportamentos específicos do usuário, que poderiam gerar oportunidades de aperfeiçoamento do meu app.
2ª Etapa - Exploração
- Wireframes de Papel -
Chegamos na etapa de criação dos wireframes, que são uma espécie de esboço básico, criados com linhas e formas simples para representar a estrutura de um site, sistema ou aplicativo.
Embora seja uma técnica muito simples, os wireframes de papel foram muito importantes para o meu processo de design, pois através deles pude economizar tempo e recursos, já que nesta fase, posso testar diferentes layauts e facilmente aplicar as modificações necessárias.
Além disto, em projetos reais, este é um exelente momento de apresentar aos Stakeholders, uma ideia de como ficará o design para possam opinar e dar sugestões de melhorias.
- Wireframes Digitais -
Após relizar alguns testes e apresentar o wireframe de papel aos stakeholders, comecei a transferir o a estrutura criada no papel para o Figma, a fim de criar um wireframe digital, onde comecei a inserir alguns texto e refinar as forma e elementos.
- Prototipo de Baixa Fidelidade (LO-FI) -
O Próximo passo foi utilizar o figma para adicionar algumas interações entre os wireframes digitais, criando assim um protótipo de baixa fidelidade (LO-FI).
O protótipo pode ser acessado, clicando sobre o botão abaxo!
3ª Etapa - Teste
- Estudo de Usabilidade -
Depois de ter concluído o protótipo de baixa fidelidade, o compartilhei com os meus usuários e solicitei que (sem instruções), tentassem realizar a tarefa de adição de uma nova entrega.
Meu objetivo, era realizar estudo de usabilidade, para entender se o app estava realmente usável e intuitivo. Além disto, esperava coletar feedback dos meus usuários para entender se estava no caminho certo, ou se precisria relizar ajustes.
Após a conclusão do estudo de usabilidade, consegui obter valiosos feedbacks que evidenciaram alguns pontos problemáticos do meu design, conforme exemplificado abaixo.
3 de 5 usuários entenderam que seria necessário haver uma opção de logar com senha
5 dos 5 usuários informaram ser Importante exibir a data e hora dos eventos de rastreio.
- Iterações em Mockups -
Após os apontamentos realizados pelos usuários, realizei as alterações necessárias em meu design e iniciei o processo de criação de Mockup's para apresentar aos usuários como a interface do app ficou com as alterações solicitadas.
- Prototipo de Alta Fidelidade (HI-FI) -
Com os Mockup's em mãos, realizei a adição das interações das telas para criar um protótipo de Alta fidelidade (Hi-FI) e realizei uma nova rodada de estudo de usabilidade, na qual não houve indicações de melhoria.
O protótipo pode ser acessado, clicando sobre o botão abaxo!
- Considerações de Assesibilidade -
Para finalizar a 3ª etapa, separei um momento para realizar algumas considerações sobre a acessibilidade do meu aplicativo e encontrei algumas formas de tornar o meu design mais equitativo, então realizei a inclusão dessas features no design, conforme imagem abaixo.
- Pontos importantes -
Após todas as validações, protótipos e testes, nosso design finalmente ficou pronto, então o próximo passos é enviar o projeto para o time de engenharia iniciar o desenvolvimento da aplicação . Todavia, conforme a imagem abaixo, ao final de cada projeto, reviso a trajetória percorrida e analiso os impactos que meu design podem causar e os aprendizados adiquiridos.
O Impacto
É notório que muitos usuários sentem-se ansiosos com suas compras on-line. A existência de um app que permite rastrear as entregas gerindo sempre a expectativa do usuário a fim de reduzir sua ansiedade é realmente uma inovação.
O que Aprendi?
Todo design precisa ser voltado ao usuário, e realizar uma boa pesquisa com eles é a chave do sucesso. Realizar sempre que possível um estudo de usabilidade e compartilhar o projeto nos permite receber feedback valioso.