KD MEU PEDIDO?

Introdução

Este projeto foi  desenvolvido durante o programa de certificação em UX Design oferecido pelo Google, onde recebi a proposta de projetar um novo app que ajudaria pessoas a acompanhar as entregas de suas encomendas. Este projeto foi realizado entre os meses de Setembro e Novembro de 2022.

Visão Geral do Projeto

O Problema

Ao realizar compras on-line, o usuário recebe um código de rastreio, porém é trabalhoso para o usuário ficar acessando o site de rastreio da transportadora. 


Os Desafios

Minhas Funções

Minhas Responsabilidades 

Etapas do Design

Pra iniciar o desenvolvimento de uma solução para o problema proposto, utilizei os conceitos do Design thinking, separando o projeto em 3 grandes etapas, sendo:

Usando esta metodologia pude dedicar a atenção necessária em cada aspécto da compreenção do problema e criação de soluções, pois  ao executar estes passos de maneira cíclica, pude realizar as iterações necessárias,  sempre conciderando a experiencia do usuário.

1ª Etapa - Compreensão

 - Pesquisa com Usuários

Nesta primeira etapa precisei realizar processos que me permitissem conhecer melhor a pessoa usuária para quem eu estava criando o design; Então iniciei os trabalhos elaborando uma  pesquisa em formato remoto e não supervisionado com usuários que comumente realizam compras on-line, tendo idade entre 18 e 35 anos a fim de entender quais seriam as suas principais dores e  necessidades. Ao final da pesquisa, analisei os dados obtidos e identifiquei os quatro principais pontos apresentados pelos usuários, sendo:


 - Criação de Personas -  

Baseando-me nos dados obtidos através das pesquisas com usuários, elaborei algumas personas, dentre elas: Sônia, que é uma profissional muito atarefada, que passa pouco tempo conectada e mora em uma região de difícil localização. Por tanto, é comum que perca as notificações de mudança no status dos seus pedidos e que os entregadores tenham dificuldades para encontrar seu endereço.


 - Mapas da Jornada do Usuário -

Em seguida, preparei um mapa da jornada para cada um dos usuários  a fim de entender o que eles pensavam, sentiam e como agiam em cada etapa da jornada de compra. 

Após as análises, percebi alguns aspéctos interessantes, entre eles, a repetição do sentimento de ansiedade durante as etapas de efetivação da compra até o momento da entrega e alguns comportamentos específicos do usuário, que poderiam gerar oportunidades de aperfeiçoamento do meu app.

Etapa - Exploração

 - Wireframes de Papel

Chegamos na etapa de criação dos wireframes, que são uma espécie de esboço básico, criados com linhas e formas simples para representar a estrutura de um site, sistema ou aplicativo.  

Embora seja uma técnica muito simples, os wireframes de papel foram muito importantes para o meu processo de design, pois através deles pude economizar tempo e recursos, já que nesta fase, posso testar diferentes layauts e facilmente aplicar as modificações necessárias.

Além disto, em projetos reais, este é um exelente momento de apresentar aos Stakeholders, uma ideia de como ficará o design para possam opinar e dar sugestões de melhorias.



 - Wireframes Digitais

Após relizar alguns testes e apresentar o wireframe de papel aos stakeholders, comecei a transferir o a estrutura criada no papel para o Figma, a fim de criar um wireframe digital, onde comecei a inserir alguns texto e refinar as forma e elementos.


 - Prototipo de Baixa Fidelidade (LO-FI)

O Próximo passo foi utilizar o figma para adicionar algumas interações entre os wireframes digitais, criando assim um protótipo de baixa fidelidade (LO-FI). 

 O protótipo pode ser acessado, clicando sobre o botão abaxo!

Etapa - Teste

 - Estudo de Usabilidade

Depois de ter concluído o protótipo de baixa fidelidade, o compartilhei com os meus usuários e solicitei que (sem instruções), tentassem realizar a tarefa de adição de uma nova entrega. 

Meu objetivo, era realizar estudo de usabilidade, para entender se o app estava realmente usável e intuitivo. Além disto, esperava coletar feedback dos meus usuários para entender se estava no caminho certo, ou se precisria relizar ajustes. 

Após a conclusão do estudo de usabilidade, consegui obter valiosos feedbacks que evidenciaram alguns pontos problemáticos do meu design, conforme exemplificado abaixo.

3 de 5 usuários entenderam que seria necessário haver uma opção de logar com senha

5 dos 5 usuários informaram ser Importante exibir a data e hora dos eventos de rastreio. 

 - Iterações em Mockups

Após os apontamentos realizados pelos usuários, realizei as alterações necessárias em meu design e iniciei o processo de criação de Mockup's para apresentar aos usuários como a interface do app ficou com as alterações solicitadas.


 - Prototipo de Alta Fidelidade (HI-FI)

Com os Mockup's em mãos, realizei a adição das interações das telas para criar um protótipo de Alta fidelidade (Hi-FI) e realizei uma nova rodada de estudo de usabilidade, na qual não houve indicações de melhoria.

O protótipo pode ser acessado, clicando sobre o botão abaxo!

 - Considerações de Assesibilidade

Para finalizar a 3ª etapa, separei um momento para realizar algumas considerações sobre a acessibilidade do meu aplicativo e encontrei algumas formas de tornar o meu design mais equitativo, então realizei a inclusão dessas features no design, conforme imagem abaixo.

 - Pontos importantes  - 

Após todas as validações, protótipos e testes, nosso design finalmente ficou pronto, então o próximo passos é enviar o projeto para o time de engenharia iniciar o desenvolvimento da aplicação . Todavia, conforme a imagem abaixo, ao final de cada projeto, reviso a trajetória percorrida e analiso os impactos que meu design podem causar e os aprendizados adiquiridos. 

O Impacto

É notório que muitos usuários sentem-se ansiosos com suas compras on-line.  A existência de um app que permite rastrear as entregas gerindo sempre a expectativa do usuário a fim de reduzir sua ansiedade é realmente uma inovação.



O que Aprendi?

Todo design precisa ser voltado ao usuário, e realizar uma boa pesquisa com eles é a chave do sucesso. Realizar sempre que possível um estudo de usabilidade e compartilhar o projeto nos permite receber feedback valioso. 

Obrigado!