Mamãe... Creci!

Introdução

Este projeto foi  desenvolvido durante o programa de certificação em UX Design oferecido pelo Google, onde recebi a proposta de criar um APP e Site voltado ao bem social de alguma comunidade ou de um grupo de pessoas na minha cidade.

Ao embarcar nessa jornada, realizei pesquisas e identifiquei uma comunidade valiosa, porém mal atendida: as mães e bebês! 

Foi através da compreensão das necessidades dessas mulheres que percebi que a comunidade de mães precisava de um app que as ajudasse a realizar compras, vendas, trocas e doações de itens relacionados à maternidade. Uma vez que, com a chegada de um bebê, muitos itens precisam ser comprados, porém em pouco tempo alguns deles são perdidos; seja porque o bebê cresceu, porque não se adaptou a alguns destes produtos, ou ainda porque o item em questão já não se faz necessário. Além disso, o app também viabilizaria um ambiente de colaboração entre mamães.

Este projeto foi realizado entre os meses de Dezembro de 2022 e Janeiro de 2023.

Visão Geral do Projeto

O Problema

Muitas mães possuem ou necessitam de itens relacionados a maternidade, e não possuem uma maneira simples de comprar, vender, trocar ou doar estes itens.

As oportunidades

A meta

Projetar um app que permita o contato entre mamães de uma mesma região geográfica, com o objetivo de facilitar a compra, venda , troca e doações de itens relacionados a maternidade. Desta forma, as mamães poderão evitar o desperdício de tempo e dinheiro, além de poderem realizar doações de forma mais facilitada.


Minhas Funções

Minhas Responsabilidades 

Etapas do Design

Pra iniciar o desenvolvimento de uma solução para o problema proposto, utilizei os conceitos do Design thinking, separando o projeto em 3 grandes etapas, sendo:

Usando esta metodologia pude dedicar a atenção necessária em cada aspecto da compreensão do problema e da criação de soluções, pois  ao executar estes passos de maneira cíclica, pude realizar as iterações necessárias, sempre considerando a experiencia do usuário.

1ª Etapa - Compreensão

 - Entendendo os Usuários - 

Nesta primeira etapa precisei realizar processos que me permitissem conhecer melhor a pessoa usuária para quem eu estava criando o design, então elaborei uma  pesquisa moderada em formato remoto com 15 mamães com idade entre 18 e 36 anos, que possuíam filhos de 0 e 3 anos de idade, a fim de entender quais seriam as suas principais dores e  necessidades. 

Ao final da pesquisa, analisei os dados obtidos e identifiquei algumas indicadores e oportunidades a serem exploradas, como por exemplo, a opção de realizar trocas programadas.

 - Identificando as Personas -  

Baseando-me nos dados obtidos através das pesquisas com usuários, elaborei algumas personas, dentre elas: Jéssica, uma mãe de primeira viagem que por falta de informações, acabou comprando muitas fraudas e roupas para a fase de recém-nascido. Todavia, como seu filho nasceu muito grande, a maior parte destas fraldas perderam a utilidade para ela e por isto, ela deseja encontrar uma forma de vender ou trocá-las com alguém. 


 - Desk research -

Em seguida realizei diversas pesquisas e elaborei uma auditoria nos produtos daqueles que poderiam ser os principais concorrentes do meu aplicativo e estas informações, evidenciaram algumas oportunidades que precisariam ser englobadas pelo meu app/site para garantir a competitividade e satisfação dos usuários.


2ª Etapa - Exploração

 - Wireframes de Papel

Chegamos na etapa de criação dos wireframes, que são uma espécie de esboço básico, criados com linhas e formas simples para representar a estrutura de um site, sistema ou aplicativo.  

Embora seja uma técnica muito simples, os wireframes de papel foram muito importantes para o meu processo de design, pois através deles pude economizar tempo e recursos, já que nesta fase, posso testar diferentes layauts e facilmente aplicar as modificações necessárias.

Além disto, em projetos reais, este é um exelente momento de apresentar aos Stakeholders, uma ideia de como ficará o design para possam opinar e dar sugestões de melhorias.



 - Wireframes Digitais

Depois de idealizar e desenhar alguns wireframes em papel, criei os designs iniciais para o app “Mamãe... Cresci!”, transferindo a estrutura criada no papel para o Figma, onde pude refinar as forma e elementos.

 - Prototipo de Baixa Fidelidade (LO-FI)

O Próximo passo foi utilizar o figma para adicionar algumas interações entre os wireframes digitais, criando assim, um protótipo de baixa fidelidade (LO-FI). 

 O protótipo pode ser acessado, clicando sobre o botão abaixo!

3ª Etapa - Teste

 - Estudo de Usabilidade

Depois de ter concluído o protótipo de baixa fidelidade, o compartilhei com as mamães entrevistadas e solicitei que (sem instruções), tentassem realizar algumas tarefas. 

Meu objetivo, era realizar estudo de usabilidade, para entender se o app estava realmente usável e intuitivo. Além disto, esperava coletar feedback dos meus usuários para entender se estava no caminho certo, ou se precisaria realizar ajustes. 

Com base nos insights dos estudos de usabilidade, apliquei alterações de design, para fornecer uma seção com atalhos para cada ação, sendo: compra, venda, doação e trocas.

 - Iterações em Mockups

Após os apontamentos realizados pelos usuários, realizei as alterações necessárias em meu design e iniciei o processo de criação de Mockup's para apresentar aos usuários como a interface do app ficou com as alterações solicitadas.


 - Prototipo de Alta Fidelidade (HI-FI)

Com os Mockup's em mãos, realizei a adição das interações das telas para criar um protótipo de Alta fidelidade (Hi-FI) e realizei uma nova rodada de estudo de usabilidade, na qual não houve indicações de melhoria.

O protótipo pode ser acessado, clicando sobre o botão abaxo!

 - Considerações de Assesibilidade

Durante o design separei alguns momentos para realizar algumas considerações sobre a acessibilidade do meu aplicativo e encontrei algumas formas de tornar o meu design mais equitativo, exemplo das considerações são:

 - Design responsivo

Com os designs do app concluídos, comecei a trabalhar no design do site responsivo. Para isto, utilizei-me do sitemap que criei para o app do Mamãe Creci, a fim de me orientar quanto a estrutura organizacional do design de cada tela, visando garantir uma experiência coesa e consistente em todos os dispositivos.


Os designs para variação de tamanho de tela incluíam dispositivos móveis, tablets e computadores. Otimizei os designs para atender às necessidades específicas do usuário de cada dispositivo e tamanho de tela, reorganizando as informações quando necessário.


O Impacto

Os usuários compartilharam que o app fez o desperdício de roupas, utenssílhos e consequentemente dinheiro, ser realmente reduzido. Uma citação do feedback dado por uma das mães foi:  “O app Mamãe Cresci Explorou uma necessidade real  de muitas, senão todas as mães e por isto o seu impacto é realmente grande”.

O que Aprendi?

Aprendi que, embora o problema que eu estava tentando resolver fosse grande, passar diligentemente por cada etapa do processo de design e me alinhar às necessidades específicas do usuário me ajudou a encontrar soluções viáveis e de fato eficazes. 

Obrigado!